domingo, 24 de janeiro de 2010

Poder da oração

Onze dias após o sismo que devastou o Haiti, uma equipa internacional de socorristas conseguiu sábado resgatar com vida um homem de 25 anos, que foi imediatamente hospitalizado. Este jovem, Wismond Exantus, que conseguia mover-se e falar, foi transportado, sob os aplausos da multidão, por bombeiros franceses, ajudados por socorristas norte-americanos e gregos.

"Pode dizer-se realmente que é um milagre e podemos esperar que não seja o último", declarou o tenente-coronel Christophe Renou, que comandou a equipa de socorro francesa.

"O que se passou é extraordinário. Ele resistiu durante onze dias, o que é particularmente incrível", comentou Didier le Bret, embaixador de França no Haiti.

Sinais de vida

Wismond Exantus contou que ficou preso sob os escombros num pequeno buraco onde se podia mover da esquerda para a direita e tocar nalguns objectos para tentar atrair a atenção.

"Não gritei, simplesmente rezei", disse. Chegados ao local, os socorristas conseguiram estabelecer um contacto vocal com ele.

"Conseguimos falar-lhe. Respondeu-nos. Conseguimos abrir um buraco para lhe permitir receber luz. (...) Conseguimos dar-lhe água para o ajudar nas últimas horas da operação", contou o tenente-coronel.

Apesar do fim oficial das operações de busca, 62 equipas estrangeiras, segundo a ONU, continuam em Port-au-Prince, onde 133 pessoas foram retiradas dos escombros desde 12 de Janeiro, data do sismo.

Sem comentários: